08/09/2008

QUADROS




Esse texto eu escrevi a alguns meses...
Hoje tive coragem de postá-lo.
Pode parecer "puxação de saco" mas o personagem de quem eu falo é merecedor.
Então dane-se quem ler e não gostar! Tenho certeza que muitos concordam comigo.




QUADROS

Quadros sempre fizeram parte da minha vida.
Cresci vendo minha mãe pintar. Sofrendo com o quadro da Mona Lisa rindo sarcasticamente de mim quando meu pai me punha de castigo.
Peguei amor por aquela confusão de papel, madeira desenho e tinta dependurado na parede.

Mas hoje não é desse quadro que vou falar.
Mas de um outro tipo...

Há pouco tempo passei a trabalhar com um quadro em especial.
É um quadro novo em comparação com um ícone de 190 anos, tem apenas 41.
Esse quadro nasceu de Dona Joana na pequena cidade de Brejo das Almas, no Junco de Minas Gerais.
Foi construído pelo Partido Comunista do Brasil.
Fundou a União da Juventude Socialista de Montes Claros, militou no Movimento Estudantil. Eleito um dos mais novos vereadores, exerce tão bem seu mandato que o povo sempre o quer lutando por eles e assim se mantem na câmara municipal de Montes Claros há 16 anos.
O Lipa que eu conheço quase não erra. É organizado e cobra isso de quem o cerca. Cumprimenta a todos com um abraço, as meninas com um beijo na testa. Tem uma capacidade de raciocínio muito rápida, um imenso conhecimento de marxismo, é duro com quem erra, mas se emociona e chora ao ver libertos estudantes presos injustamente.
Esse diretor estadual do PCdoB de Minas Gerais anda de porta em porta junto com a “moçada” recolhendo assinaturas para o 1º Projeto de Lei de Iniciativa Popular ( 15.000 assinaturas). Respeitado pelo Reitor da Unimontes, por deputados e ministros, senta na calçada para descançar com a UJS. Esse Cientista Social, pai de família, deita num colchonetezinho no chão da sede do partido para descansar na hora do almoço entre uma jornada e outra de luta.
Arrumando seus papéis no gabinete encontrei um conto que li e achei lindo. Só depois dei por mim do tamanho da minha indiscrição: o conto era assinado por ele.
Agora o nosso Quadro, cientista, pai de família, diretor estadual, vereador, presidente do partido, fundador da UJS Moc... (ufa!), mostra todo seu lado sensível publicando um lindo livro de contos...
Os respeitáveis Carlim Moura, Jô Morais, Aldo Rebelo, Orlando Silva e muitos outros tem um Camarada a altura em Montes Claros.

E assim Lipa para mim é um Kandinsky. Um estudioso do que faz que preza pela simplicidade. Que pode não ter a fama, mas juntamente com os Da Vincis, Picassos e Portinaris, tem seu espaço respeitado na galeria.

Um comentário:

IMPORTANTE: Quem não tem conta no Google, basta selecionar a bolinha ao lado de "Nome/URL", e escrever seu nome na caixa de diálogo ao lado.
Os comentários feitos anonimamente não serão publicados.
Deixe ai o seu olhar!