11/05/2009

Estação Ferroviária de Buritizeiro- Abandonada.

A estação e ao fundo, o armazém, em 08/2005. Foto Rodrigo Cabredo

Estação Independência...
É esse o nome da Estação desativada de Buritizeiro...
Parece piada né?

Sempre imaginei projetos que fizessem com que o prédio da estação ferroviária fosse valorizado, tanto por sua beleza, como por sua importância histórica, quanto pela sua funcionalidade por estar num ponto bem localizado da cidade.
Imaginei e cheguei a projetar e a apresentar a idéia para o poder público, que era quem eu imaginava que se interessaria e teria condições de torná-la real.

Não obtive resposta...

Pesquisando um "cadim" mais sobre esse "trem", descobri que não só a casca que ainda se suporta de pé tem uma imagem bonita, mas que também sua história é permeada de ideais de grandeza e de modernização.


Em 1928, a estação e o armazém de Independência. Foto Max Vasconcellos

Aí vão alguns dados:
  • BURITIZEIRO (antiga INDEPENDÊNCIA)Município de Buritizeiro, MG;
  • Ramal de Pirapora-km 1007,873
  • E. F. Central do Brasil (1922- 1930) ;
  • Inauguração: 28.10.1922 -com trilhos.;
  • TOMBAMENTO histórico: prédio da Estação Ferroviária. Buritizeiro: [s.e], 1999.
  • Uso atual: abandonada.

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Pirapora, que saía da estação de Corinto, chegou em 1910 a Pirapora, às margens do rio São Francisco, mas para cruzar o rio através de uma ponte ferroviária, levou 12 anos, quando foi inaugurada a estação de Independência (Buritizeiro) na margem oposta. Nessa época, o trecho fazia parte da Linha do Centro da Central do Brasil. Nos anos 1930, entretanto, com a maior afluência de tráfego na linha para Monte Azul, esta passou a ser parte do tronco e o trecho Corinto-Pirapora passou a ser apenas um ramal. Na mesma época, Buritizeiro foi desativada, junto com a ponte sobre o São Francisco. O ramal nunca passou dali, ao contrário dos planos de 1922, que pretendiam chegar a Belém do Pará. No final dos anos 1970, o tráfego de passageiros foi desativado no trecho. A linha permanece ativa até hoje (2003), pelo menos oficialmente. Ainda há trilhos sobre a ponte do São Francisco...

A ESTAÇÃO: A estação de Independência foi aberta em 1922 e recebeu o nome como homenagem ao centenário da Independência do Brasil, comemorada nesse ano. A estação foi inaugurada juntamente com a grande ponte ferroviária sobre o rio São Francisco. Fazendo parte da linha do Centro na época, era a última estação, a terminal, mais de mil quilômetros distante do Rio de Janeiro. Era também a primeira estação além do grande rio, o Velho Chico. Dali deveria seguir a linha para Belém do Pará, como previa Max Vasconcellos, em seu livro As Vias Brasileiras de Comunicação, em 1928: "Aqui, onde a vastidão deste cenário e a imponência deste rio dão a visão suntuosa da grandeza do Brasil, termina a Linha do Centro. Em futuro que não poderá estar muito afastado, os 2.547 km que medeiam entre a ponta dos trilhos e a cidade de Belém, no Pará, estarão cobertos pelos dois fios de aço que encurtam as distâncias e solidificam a integridade das nações de território vasto. E entre silvos sonoros e vitoriosos, a alegre locomotiva irá buscar em 3 dias os nossos irmãos do norte, que hoje levam 15, a chegar à capital do seu País".

Na casa de turma, em 08/2005, a inscrição: "EFCB - 5a divisão". Foto Rodrigo Cabredo


Mais tarde, o prolongamento não veio, a ponte virou rodoviária sem que lhe tirassem os trilhos, o nome foi alterado para o do distrito à qual pertencia - Buritizeiro - que finalmente se tornou município autônomo. A estação foi desativada já nos anos 1930, os trens não cruzavam mais a majestosa ponte, a linha já não era mais a tronco da Central, mas simplesmente o ramal de Pirapora. "A linha, ao cruzar o rio, seguiria para o norte via Formosa e teria um ramal para Patos. Com base em cartas de navegação da USAF dos anos 40, vê-se que a linha foi aberta até um lugar denominado Paredão de Minas. Em Pirapora, entrevistei pessoas que me garantiram que a linha foi estendida até lá. Alguns pilotos também dizem isto. O fato é que não encontrei documentos da Central sobre a operação da linha, apenas da construção. Na estação, a plataforma é revestida de ladrilhos amarelos, e ainda há linhas no pátio, mas encobertas pela areia do rio São Francisco. " (Pedro Paulo Resende, Vespasiano, MG) "Quando estive lá, por volta de 1990, a estação de Buritizeiro ainda estava de pé. Aquela ponte é uma comédia. Hoje é utilizada para tráfego rodoviário, porém devido à estreiteza só passam veículos em uma mão por vez. O absurdo reside no fato de que eu não sei como aquela ponte chegou a suportar material ferroviário, já que toda vez que um carro passava a ponte sacolejava tanto que eu parava de andar de puro medo." (Nicholas Burman, 04/2003).


Bela porta em Buritizeiro, 08/2005. Foto Rodrigo Cabredo


Acho que está na hora de deixarmos de virar piada aos olhos dos visitantes, não é?

Acho que está na hora de deixarmos de virar piada aos nossos olhos.

E penso que é hora de abrirmos os olhos e olhar para os lados, contemplar e fazer ver a todos as nossas belezas, a nossa grandeza ribeirinha, a nossa simpatia de sermos Mineiros, de uai's, de trens, de pontes e de causos.

Reconquistar nossa "Independência"...

Um comentário:

  1. aho que deve haver uma motivaçao publica para que todas esses fragmentos de nossa história nao fique com lacunas,com sugestibilidades que acabam com tudo aquilo que acreditamos;somos nosso passado e apagalo e nos perdermos...

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