29/04/2009

Toque de recolher...



De uns tempos para cá eu tenho me pegado relativizando demais...
Tava até lendo um texto sobre o "relativismo moral" e me assustei com a imparcialidade com que eu estava vendo todas as coisas... (porque, afinal, tudo é muito relativo, tem várias facetas que tem de ser levadas em consideração... e blá, blá, blá.)

Mas poxa, o que um adolescente de 12 anos e criança com idade abaixo dessa tem de estar caçando na rua depois das 20:30?
Vão jantar com os pais, ter uma conversa em família, brincar com seu cachorro, ler! Querem brincar na rua? Está bem... Nada impede um joguinho de futebol na porta de casa com os pais na calçada olhando...
E está faltando interação de pais com filhos.
Essa natureza de criar os filhos “livres” é uma desculpa esfarrapada para não dar educação aos moleques e molecas que chegam à escola “revoltadinhos”, e os pobres dos professores é quem aguentam.

“Os jovens entre 13 e 15 anos devem voltar para casa às 22 horas.”
Esse horário está bom demais! Porque nessa idade eu comia mais que o meu pai e dormia mais que um bebê de seis meses... Era uma preguiça absurda! (vai dizer que com você era diferente?!)
Para acordar de manhã era um mau humor de lascar e quando chegava da aula queria almoçar e dormir de novo...
Resultado? Ficava ligada a noite, dormia tarde e a leseira se repetia no dia seguinte... Pudera! Eu ia dormir mais de 1:30 da manhã assistindo as porcarias da globo e tinha que acordar às 6 da manhã... Não dava nem 5 horas de sono.

“Os que tiverem entre 15 e 17 anos podem ficar em locais públicos até as 23 horas. Menores de 16 anos também estão proibidos de frequentar lan houses. Em Mirassol e Fernandópolis, apenas quem tem mais de 18 anos pode permanecer nas ruas após as 23 horas.”

Essa discussão toda me parece muito mais profunda do que estatutos e constituições.

Primeiro eram os professores que estavam virando educadores, agora são os Juízes e o poder legislativo que tem que educar?!
E os pais dessa galera? Que mesmo tendo a maldita da TV em casa com os lixos de programação andam fazendo filho a torto e a direito?
É porque ta fácil:
Hoje tem conselho tutelar, juízes, professores, avós... Todos pegando pra si a obrigação de cuidar das crianças e jovens porque dos pais eles não estão recebendo isso.
Aí os pais conservadores ligam a TV e dizem: “é... essa lei ta certa”
Ou os pais “legais” dizem: “é essa lei é um exagero...”
Enrolam o rabo e sentam em cima!

De qualquer forma não estou discordando dessas leis não.
Afinal se estão faltando políticas publicas pra juventude e educação de berço, vai se fazendo o que se pode. “Mas péra lá né?”
Façam o favor de liberar os fins de semana pra moçada!!!

Um comentário:

  1. Bela mensagem!
    Acho uma pena que poucas pessoas tenham acesso a textos tao belos assim. Parabens pela iniciativa!
    Doutor do Amor
    doctorklinlove@hotmail.com

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Quem não tem conta no Google, basta selecionar a bolinha ao lado de "Nome/URL", e escrever seu nome na caixa de diálogo ao lado.
Os comentários feitos anonimamente não serão publicados.
Deixe ai o seu olhar!