30/01/2008

"O desenho não é a forma, é a maneira de ver a forma." Edgar Degas

Um certo dia vi um amigo a desenhar o rosto de uma colega da fotografia. Todos ao seu redor ficaram extasiados... "Nossa , como você desenha bem!"
Calada, fiquei pensando o porque de tanto espanto...eu também conseguia fazer aquilo.
Desenhar o rosto de minha mãe enquanto ela cochilava a tarde era um hábito.
Aí veio a surpresa: Não era eu quem sabia desenhar, as outras pessoas é que não sabiam.

Mas como?
Desenhamos desde a Pré- história, desde criança.

Começamos com linhas tortas, depois estas se cruzam e passam a fazer sentido aos olhos de alguém que observa...
O famoso boneco de pauzinhos vai ficando flexível e gordinho...
A casinha de sapé, adquire portas e janelas, estas terão cortinas, e os detalhes vão se formando...
Disse minha prima de 4 anos enquanto desenhava: " Ops! O miolo da florzinha tá grande e as pétalas estão pequenas...ficou feia..."
Eu que observo penso: "Parece um girassol..."
O ponto de Referência, a Divina Proporção, a Série de Fibonacci...
Como vou explicar àquela garotinha decepcionada que ela acaba de perceber o que é tão difícil explicar a um adulto?
Degas tinha toda razão!

Um comentário:

  1. Meu Amor, seja bem vinda à blogosfera.
    Belo texto, mas não tão lindo quanto vc e seus desenhos.
    Te amo!!!

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Quem não tem conta no Google, basta selecionar a bolinha ao lado de "Nome/URL", e escrever seu nome na caixa de diálogo ao lado.
Os comentários feitos anonimamente não serão publicados.
Deixe ai o seu olhar!