16/02/2011

Carta de uma mãe ao anunciante desavisado.


Carta de uma mãe ao anunciante do carro de som.

“Ser mãe é padecer no paraíso”.
Se o paraíso em questão for Buritizeiro o negócio se complica.
Da mesma forma zombeteira que os amigos dizem quando você faz 18 anos “Parabéns, agora você já pode ser preso” eles também dizem à uma gestante: “Durma o máximo que puder, porque você nunca mais vai dormir direito na sua vida”.
E você sabe q isso é verdade?
Não que os filhos num ato de crueldade não permitam que as mães durmam. Longe disso!
O fato é que mãe não desliga, mãe entra no máximo em ‘standby’.

Logo, o desejo de toda mãe é ter o sono dos justos!

E justo no dia das mães, nos aparece um carro de som ligado com músicas bregas no meio da madrugada, e durante o resto dela, tocando na maior altura no meio da rua, rodando a cidade inteira usando a falácia de ser uma homenagem!
Ah tenha dó!

Eu, recém operada, com minha filhinha recém nascida sofrendo com cólicas, consegui fazer com que a casa (eu, minha filha que espero que um dia seja mãe, minha mãe e meu pai que é quase mãe) dormisse à uma da manhã.
Quando penso que não, passa o abençoado carro de som e como num passe de mágica minha bebê acorda com dor na barriguinha, meus pontos doem, minha mãe acorda assustada e meu pai vai buscar água pra todo mundo.

Eu pego meu telefone e ligo 190 (afinal eu precisava de socorro!)
O pobre do Soldado Antônio atende e muito prestativo vai tentar resolver...
Às quatro da madrugada a cena se repete.

Esse é só o meu caso...

Mas pense nas mães de Buritizeiro:
-donas de casa com filhos doentes,
-empresarias que querem descansar para curtir seus filhos no fim de semana,
-funcionárias públicas,
-empregadas domésticas que passaram a semana toda arrumando a casa de outras mães e o sábado arrumando a própria casa para ver os filhos no domingo,
-mães de maridos doentes,
-mães gripadas,
-mães-avós dos filhos das suas filhas...

O que você acha que essas mães, mulheres trabalhadoras querem?

Poder dormir!!!

Então em nome de todas as mães que concordam comigo eu peço a você, moço do carro de som:
Esqueça a homenagem da madrugada do dia das mães, e pelo amor à sua mamãezinha arruma outra forma de demonstrar a sua afeição!

Grata,
Mãe Natureza.

10/02/2011

BIG BROTHER BRASIL (Luis Fernando Veríssimo)


E-mail que me foi encaminhado e que achei tão incrível que resolvi compartilhá-lo aqui.
Obrigada Alex.

BIG BROTHER BRASIL(Luis Fernando Veríssimo)

Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...

Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido” . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.

Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ajudar os irmãos atingidos pelas enchentes na região serrana do Rio? ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... Ler a Biblia, ou simplesmente dormir.

Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.

Quanto custa um deputado?

Vou contar uma coisa.

Acho que terapias, feriados, bailes funck's, a bosta do BBB, cantores sertanejos universitários, novelinha das 9 cheia de gente podre de rica e metida a besta só servem para "encabrestar" o nosso povo.

Sabe o que eu vi esses dias?

Num programa duma emissora aí q qse faliu, a apresentadora loira tem um quadro onde coloca famosos contra pessoas 'normais', brasileiros trabalhadores para passarem um mês em convívio.
Nesse fim de semana uma das tantas brasileiras trabalhadoras foi defender sua posição contra uma ex BBB (ex BBB...isso agora virou título?).

Na sua argumentação ela defendeu os brasileiros trabalhadores. Disse que nós sim somos celebridades. Porque trabalhamos, estudamos, cuidamos de casa e de nossa família, penamos em filas de hospitais lascados, ganhamos o nosso dinheiro suado, e nós sim merecemos o título de célebres. Resultado? Tomou uma vaia da platéia acéfala comandada foi um animador qualquer.

Então vamos lá com ajuda do Aurélio:


1 -Célebre: Muito notório; notável.

2 -Notável: [Do lat. notabile.]Adj. 2 g. 1. Digno de nota, atenção ou reparo: 2 2 2. Digno de apreço ou louvor: 2 3. Essencial; importante. 4. Eminente, ilustre, insigne: 2 5. Extraordinário, considerável.

Me diz! Isso aí não é a cópia do brasileiro trabalhador??

E agora veja isso:


INFOGRÁFICO
Quanto custa um deputado?
Reclamamos do alto salário dos 513 deputados federais, mas ´o problema são as verbas`, diz o coordenador de projetos da ONG Transparência Brasil, Fabiano Angélico. No gráfico abaixo, o tamanho de cada item corresponde ao seu custo.
por EMILIANO URBIM, THAIS SANT´ANA, GABRIEL GIANORDOLI E CÁSSIO BITTENCOURT





VERBA DE GABINETE -Cada um dos 513 deputados federais possui esta verba mensal para gastar com material de escritório e pagar até 25 assessores parlamentares. Os deputados federais brasileiros estão entre os que podem contratar mais gente.




VERBA INDENIZATÓRIA-É para gastos com gasolina, comida, hospedagem, aluguel de escritório (sim, além dos que eles têm no Congresso) e consultorias - sendo que consultoria pode ser qualquer coisa que os deputados decidirem chamar de consultoria.




SALÁRIO-Além do 13º, há mais dois salários extras no início e no fim do ano legislativo, para dar uma força.
MAIS QUE O LULA! -Não admira que deputados se achem importantes: ganham mais que o presidente.

AUXÍLIO MORADIA - A ajuda no aluguel vale até para deputados do Distrito Federal. A alternativa seriam apartamentos funcionais, que acabam repassados a assessores e parentes.
COTA POSTAL E TELEFÔNICA-É preciso muito correio e DDD para contatar as bases. A cota também pode incluir a conta da banda larga.
IMPRESSÕES E ASSINATURAS: R$ 1 000Além de imprimir o que acharem necessário, nossos representantes têm uma grana para assinar jornais e revistas.
PASSAGENS-Deputados ganham viagem ida e volta de Brasília para o estado que representam. São R$ 9 mil por mês que não precisam de justificativa - pode ser convenção partidária ou festa junina.
ASSISTÊNCIA MÉDICA-O deputado e sua família podem pedir reembolso ilimitado de gastos com saúde. Em 2009, a Câmara gastou R$ 50 milhões com médicos e dentistas: deu R$ 8 mil para cada.

CÂMARA INDISCRETA-Comparação do custo de um deputado federal com a riqueza média gerada por um cidadão em alguns países.

Fontes ONG Transparência Brasil e Câmara dos Deputados

Essa matéria foi feita pela Super interessante ano passado.
Então lembre-se que essas contas não incluem aumento salarial de outubro de 2010 até hj.
E agora?
Você vai comentar esse pot, ou tá na hora da novela?



09/02/2011

Minha Princesa Sophia


Tem sempre alguém perguntando por ela
a atração da família e dos amigos da mamãe...
E com vocês A Miss Simpatia: Sophia!Rs
(tá bom vai, a mamãe é babona mesmo!)